Pular para conteúdo

Notícias

25 setembro 2012

Coordenadora do Cedeca-Emaús participa hoje do lançamento do ?Criançário da Amazônia? na Feira do Livro


            A advogada Ana Celina Bentes Hamoy, coordenadora do Cedeca-Emaús,  está entre os especialistas que lançam hoje, 25 de setembro, a publicação “Criançário da Amazônia”,  destinado a oferecer dados e subsídios para a implementação de políticas públicas para crianças e adolescentes na região. A publicação, que será lançada na Feira do Livro, faz parte das ações do Observatório Amazônico da Criança e do Adolescente (OCA), projeto da Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação (Iced), vinculado ao Grupo de Estudos em Educação em Direitos Humanos (GEED), coordenados pelos professores Alberto Damasceno e Émina Santos.

            Ao todo, a publicação conta com 30 indicadores: seis referentes à educação; nove, à saúde e nove, ao risco social e pessoal, com dados oficiais sobre a situação da criança e do adolescente em toda a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

            Em relação à educação, por exemplo, o documento apresenta índices de alunos atendidos nas escolas, com idade de quatro a seis anos e de sete a 14 anos; de analfabetismo, entre menores com idade de 10 a 14 anos; de aprovação, de reprovação e de evasão para alunos do ensino fundamental e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do ensino fundamental. O documento ainda compara a taxa de aprovação com o IDEB.

            Para Celina, a publicação é fundamental porque traz dados oficiais sobre as crianças e adolescentes na Amazônia. “A falta de dados é um dos grandes problemas na nossa região. Por isso, em geral, as políticas públicas não são embasadas com subsídios e dados reais, o que dificulta que alcancem resultados”, disse Celina.    

 

            O Criançário será distribuído gratuitamente para os Conselhos Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente de nove Estados da Amazônia, também para bibliotecas públicas, entidades ligadas a movimentos de proteção às crianças e aos adolescentes, secretarias de educação e universidades, e também estará disponível no site do GEEDH.

Serviço - O lançamento do Criançário da Amazônia ocorre nesta terça-feira, 25, durante a Feira Pan- Amazônica do Livro, na sala 2, às 19 horas. Contato: (91 3201 8333).

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da UFPA.



  • Banco do Brasil
  • Caixa
  • CDP
  • ICCO
  • Prodepa
  • cosanpa
  • Celpa