Pular para conteúdo

Áreas de atuação


A atuação do Movimento espelha-se nos três eixos do Sistema de Garantias dos Direitos Infanto-juvenis: promoção dos direitos, defesa dos direitos e controle social.

1. Na Promoção de direitos

1.1. Educando pela arte.

Crianças se socializam e desenvolvem valores através da prática de esporte, lazer, teatro, leituras e musicalização, com oficinas e cursos de violino, violoncelo, teclado e percussão entre outros!

1.2. Inserindo no mundo do trabalho.

No Centro de Promoção ao Trabalho – CPT adolescentes, jovens e familiares participam de processos educativos através de uma formação profissional com consciência cidadã. São oferecidos vários cursos, com destaque à área de informática através do Centro de Recondicionamento de Computadores – CRC: trabalhar para viver e não viver apenas para trabalhar.

2. Na Defesa dos direitos

2.1 Defendendo da violência institucional

Através de intervenções, tanto com procedimentos jurisdicionais como administrativos, desenvolvem-se ações de correção e de responsabilização quando são lesados direitos de crianças e adolescentes, principalmente por agentes públicos.

2.2. Defendendo da violência do trabalho infantil doméstico, abuso e exploração sexual.

De acordo com a conjuntura social desenvolvem-se ações, integradas com outros atores sociais, no combate a todas as formas de exploração de crianças e adolescentes. Tem merecido especial ênfase o combate à exploração do trabalho infantil doméstico e ao abuso e exploração sexual e tráfico de pessoas.

2.3. Protegendo das ameaças de morte.

Através do “Programa de Proteção de Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte – PPCAAM” desenvolvem-se uma série de medidas e procedimentos que garantam a integridade de crianças, adolescentes e suas famílias, que por algum motivo, tenham suas vidas ameaçadas.

3. No Controle social

3.1. Mobilizando a comunidade em torno dos direitos e dignidade das crianças e adolescentes.

 Anualmente o Movimento destaca um tema que mereça particular atenção por parte da cidade de Belém sobre a realidade das crianças e jovens. Uma carta aberta à população e outros meios de divulgação, combinados com a Grande Coleta da Campanha de Emaús, realizada no último domingo de setembro. Buscam fortalecer a consciência e adesão da comunidade à causa da construção de uma sociedade sensível e justa diante de tantas formas de exclusão e violência que atingem crianças e jovens.

3.2. Participando de Conselhos paritários, Fóruns, Conferências, Associações e Redes locais e nacionais da sociedade civil na proposição e controle das políticas públicas.

 

 

 

 

 

 

 

 



  • Banco do Brasil
  • Caixa
  • CDP
  • ICCO
  • Prodepa
  • cosanpa
  • Equatorial
  • Estrela do Norte
  • Café D.Italia
  • Mesa Brasil SESC
  • http://movimentodeemaus.org/