Pular para conteúdo

Notícias

05 setembro 2017

Emaús e UFPa promovem Seminário


O  Movimento República de Emaús e a Universidade Federal do Pará (UFPA) promovem o seminário de formação com o tema “Por Uma Solidariedade Que Transforma”. O evento, que ocorre no dia 5 de setembro, contará com a participação, entre outros convidados, do Reitor da Universidade, professor Emanuel Tourinho.

O seminário “Por Uma Solidariedade Que Transforma” faz parte das atividades desenvolvidas, sem fins lucrativos, pela associação, visando informar e formar a sociedade sobre a realidade de crianças e adolescentes, de suas famílias e segmentos sociais em que estão inseridas.

A programação do seminário se inicia às 9h com uma apresentação de violino do Projeto Musicalizando Direitos do Movimento Emaús, seguida pela abertura do evento, realizada pelo reitor Emanuel Tourinho.

A primeira mesa-redonda, “Crianças e Adolescentes: O Papel da Sociedade Civil e a Parceria do Estado”, começa às 10h. Terá como participantes o professor Emmanuel Tourinho, discutindo “O Papel da Universidade no Contexto da Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes”; a coordenadora do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca/Emaús), Celina Bentes Hamoi, que realiza uma “Análise Atual do Cenário da Luta pela Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes”; e o Fundador do Movimento República de Emaús, Padre Bruno Sechi, com o tema “Por Uma Solidariedade que Transforma”.

Às 11h será realizado um debate seguido pela assinatura do Termo de Cooperação entre a UFPA e o Movimento República de Emaús. O encerramento do evento ocorre às 12h.

Emaús - O Movimento República de Emaús tem como objetivo atuar diretamente, por meio de um processo de educação informal e formal, junto às crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco social na região amazônica.

Atualmente, é realizado um trabalho específico com crianças e jovens que se ocupam de vendas ou serviços semelhantes, que vivem nas ruas e que sofrem qualquer tipo de violência decorrente da ação ou omissão da sociedade, do Estado e/ou da família, para que eles tenham a consciência de sua cidadania.

Serviço:
Seminário de formação com o tema “Por Uma Solidariedade Que Transforma”
Data: 5 de setembro de 2017
Local: Auditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA) – Campu UFPA/Belém
Hora: 09h às 12h

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação



  • Banco do Brasil
  • Caixa
  • CDP
  • ICCO
  • Prodepa
  • cosanpa
  • Celpa