O EMAÚS
Notícias
Inauguração Espaço Ambiental no Benguí 10/05/2019
Embrapa e Movimento de Emaús inauguram vitrine tecnológica e espaço de educação ambiental no Benguí.
Nesta sexta-feira (10), às 9 horas, a Embrapa e o Movimento República de Emaús inauguram, no bairro do Bengui, uma vitrine tecnológica de boas práticas agropecuárias, integrada a um espaço permanente de educação ambiental. O local abriga, entre outros, quatro estufas com viveiros de mudas, produção de horta em cultivo protegido com irrigação e área compostagem.
Além de produzir mudas de espécies florestais, frutíferas e hortaliças, o espaço poderá ser utilizado como modelo de referência em boas práticas agropecuárias para produtores e futuros produtores de hortaliças da Região Metropolitana de Belém, que queiram conhecer, na prática, diversas tecnologias da Embrapa para essas culturas. A produção gerada será utilizada na alimentação dos cerca de 700 crianças e jovens atendidos pelo Emaús e o excedente comercializado, para auxiliar no custeio da entidade.
São mais de dez tipos de vegetais, entre as folhagens mais consumidas, como alface, cebolinha e coentro, mas também manjericão, pepino, tomate, quiabo, entre outros, produzidos segundo as boas práticas preconizadas pela Embrapa, que envolvem manejo do solo, sementes certificadas e livres de doenças, reciclagem de materiais orgânicos, como o aproveitamento das podas de árvores feitas pela Rede Celpa, produção de compostagem e biofertilizante, e o controle alternativo de pragas e doenças.
A ação integra o projeto Transferência de Tecnologias e Educação Ambiental para a Formação Cidadã, primeira parceria entre as duas instituições, para promover a inclusão social e produtiva dos jovens atendidos pelo projeto e suas famílias, com a produção de hortas, alimentação saudável e a arborização da sede e da comunidade do entorno.
O projeto terá duração de cinco anos e conta com um conselho consultivo formado por Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Instituto Federal do Pará (IFPA), Emater e Associação Pará Orgânico.
Serviço: Inauguração da vitrine tecnológica e espaço de educação ambiental - Emaús/Embrapa