O EMAÚS
Notícias
Tirando Dúvidas sobre o mundo do Trabalho
21 de agosto foi dia de tirar dúvidas sobre direitos no mundo do trabalho.
Mais de cem crianças e adolescentes do Emaús estiveram presentes ao Tirando Dúvidas com a AMATRA, espaço de formação e enfrentamento ao trabalho infantil realizado há três anos, através de parceria entre o Movimento República de Emaús e a Associação dos Magistrados Trabalhistas da 8ª Região – Pará e Amapá.
O Movimento de Emaús acredita que a educação formal é imprescindível para a formação de nossas crianças e adolescentes. Em relatório publicado neste ano, a Organização Internacional do Trabalho - OIT conclui que jovens que tenham sido sobrecarregados pelo trabalho quando eram crianças são mais propensos a se contentar com empregos familiares não remunerados e estar em empregos com baixos salários. É por isso que não abrimos mão da educação escolar para nossas crianças e adolescesntes e, além dela, queremos que nossas crianças acessem também outras possibilidades de interação e aprendizagem que lhe permitam acessar o bens culturais através da educação não formal.
É, por isso, que na Cidade de Emaús mantemos os espaços e as oficinas destinados à realização de oficinas de sócio-pedagógicas como as de musicalização em violino, percussão, teclados e violão, além das atividades com o grupo de teatro e com as turmas de futebol.
Um dado preocupante no mesmo relatório é que, atualemente, 168 milhões de crianças realizam trabalho infantil no mundo. Isso também nos preocupa e atuamos pelo fim do trabalho infantil e, em consequência, para que os adolescentes participantes dos nossos projetos para a inserção no mercado formal tenham uma inserção saudável no mundo do trabalho e para que a garantia do sustento de suas famílias seja dignificante.
Acreditamos no protagonismo dos adolescentes para a superação das violações de direitos e pela erradicação do trabalho infantil.