Pular para conteúdo

Notícias

26 maro 2013

Emaús realiza encontro de adolescentes da Amazônia


            Eles são quase 1/3 da população brasileira, mas estão sendo mortos, recebendo uma educação de baixa qualidade, sofrem discriminação e impactos negativos de grandes obras e projetos e, o pior, são ignorados na formulação de políticas públicas que podem melhorar suas vidas.

            Esses e outros desafios de crescer na Amazônia estão nas pautas do Encontro Amazônico de Adolescentes e do Colóquio Amazônico de Adolescentes e Colóquio Amazônico de Adolescentes, que acontecem em Belém no período de 08 a 11 de abril.  O encontro vai reunir quase 200 adolescentes dos nove estados da Amazônia Legal, que, ao final do encontro, vão entregar a Carta de Princípios dos Adolescentes da Amazônia Legal aos representantes dos governos dos Estados envolvidos. A participação nos eventos deve ser assegurada mediante convite.

            Os adolescentes vão pedir que sejam tomadas providências para reduzir os alarmantes índices de morte de adolescentes e para incluir o direito à participação nas agendas dos governos estaduais e municipais. “A vida dos adolescentes na Amazônia está em risco por causa da discriminação, da violência urbana e da falta de oportunidades de educação e emprego. Apesar disso, ninguém nos ouve”, disse Mairã Soares (17), uma das organizadoras do evento.

            As violações a que Mairã se refere podem ser confirmadas por índices oficiais como o Mapa da Violência, que mostra que, somente em 2010, 3.471 adolescentes e jovens com idades entre 12 e 21 anos de idade foram assassinados no Pará. Outro indicador, o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), aponta uma projeção de mais de 3 mil adolescentes mortos de forma violenta na Região Norte até 2015 se nada for mudado.

            Uma prova concreta de que os assassinatos são resultados da discriminação é que, entre os 3.471 adolescentes mortos em 2010, 259 eram brancos e 3.212 eram negros.

 

Serviço:

Encontro Amazônico de Adolescentes (08 a 10 de abril de 2013)

Auditório da República de Emaús - Rua Yamada, 17.

 

Colóquio Amazônico de Adolescentes e Colóquio Amazônico de Adolescentes  (11 de abril)

Centro de Memória da Amazônia - Travessa Rui Barbosa, 491  

 



  • Banco do Brasil
  • Caixa
  • CDP
  • ICCO
  • Prodepa
  • cosanpa
  • Celpa