Pular para conteúdo

Notícias

16 julho 2015

Protagonismo e Web ativismo


 Adolescente do Cedeca-Emaus participa de Formação em Webativismo e Enfrentamento às Violências.

 

A adolescente Camille Malcher, 16 anos, protagonista na defesa de direitos humanos de crianças e adolescentes nas atividades do CEDECA-EMAUS participa da formação que até 19 de julho em Cascavel/CE. A ação faz parte da Campanha ANA - Aliança Nacional de Adolescentes realizada pela Associação Barraca da Amizade, Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual e Rede ECPAT. 

A abertura do evento aconteceu no sábado (11) com a participação de 36 adolescentes e jovens de 18 estados brasileiros, sendo eles: Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Alagoas, Pará, Amazonas, Maranhão, Distrito Federal, Pernambuco, São Paulo, Roraima, Paraná, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraíba, Rondônia e Rio de Janeiro. 

Em um intervalo da programação, Camille reservou um tempinho para compartilhar conosco um pouco de sua experiência:

“Está sendo muito bom e produtivo. É sempre bom conhecer outros adolescentes que lutam por uma mesma causa, entender as atividades desenvolvidas em outros estados em prol do direito da criança e do adolescente e, assim, também podendo passar as atividades do nosso estado.”

Os adolescentes participarão até domingo de diálogos que passarão por temas como gênero e diversidade, gênero e violência, violência sexual, drogas, redução da maioridade penal, dentre outros assuntos, como explica Camille:

“O tema mais usado até agora tem sido Direitos humanos, temos tratado de um jeito bem dinâmico com atividades, tentando quebrar tabus como "direitos humanos são para humanos direitos", fazendo as pessoas entenderem que todos somos humanos e temos nossos direitos e devemos lutar por ele.

Camille deixa uma dica sobre as lições das atividades desenvolvidas durante os primeiros dias de formação:

“não é só com contato físico que sofremos violência, e estamos montando formas de dar esse alerta para outras crianças e adolescentes.”

O Cedeca-Emaús/SUSO II fortalece o protagonismo de creianças e adolescentes na defesa de seus direitos e no enfrentamento a todas as formas de violência, entre elas a violência sexual, foco desta formação que visa fortalecer a rede nacional de enfrentamento ao passo que fortalece as organizações e ativistas em suas localidades.



  • Banco do Brasil
  • Caixa
  • CDP
  • ICCO
  • Prodepa
  • cosanpa
  • Celpa
  • Estrela do Norte
  • Café D.Italia