Pular para conteúdo

Notícias

27 fevereiro 2015

Violinistas do Emaús tocam para Corpo de Bombeiros


A turma de 12 crianças participantes do Grupo de Violinistas do Emaús se apresentou na manhã desta quinta-feira (26), na sede do Corpo de Bombeiros do Estado. A apresentação musical ocorreu durante a programação da IV Semana Pedagógica do Programa Escola da Vida, coordenado pela corporação.

Sob a coordenação do professor Eduardo Florentino, o grupo executou canções como o tema do Filme O Mágico de Oz, “Além do Arco- íris” (Harold Arlen/E.Y. Harburg), “Asa Branca” ( Luiz Gonzaga), “Eu sei que vou te amar” (Vinicius de Moraes/Tom Jobim), Amigos para Siempre (Andrew Lloyd Webber/Don Black), além de dois pout pourri, sendo um de músicas folclóricas de outros países e músicas infantis a apresentação.

A apresentação foi concluída com a execução de “Canon”, do compositor alemão Johann Pachelbel, ao final da qual ouviram-se entusiasmados aplausos de agradecimento  e admiração da plateia, composta por  Técnicos da Diretoria de Prevenção Social da Violência e Criminalidade (Diprev), da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Formação

O Grupo de Violinistas do Emaús é formado, atualmente, por 18 crianças, que já acumulam um ano de estudos com o professor Eduardo Florentino, músico formado pela Universidade do Estado do Pará e com formação em violino pela Escola de Música da UFPA.

“Neste tempo, o grupo já participou de diversas apresentações e tem demonstrado um amadurecimento que impressiona, fruto de empenho e dedicação destes alunos e que já nos rendeu frutos, como a estudante Niele Freitas, que acaba de retornar de um período de dois anos de estudos na Universidade de Coimbra”, destaca o professor.

Música e cidadania

As crianças são iniciadas na música a partir do Método Suzuki de Violino, que também é conhecido como o Método da Educação do Talento. O método visa principalmente  colaborar para o crescimento das crianças e jovens através da prática musical num ambiente positivo e estimulante. Todo esse processo didático-pedagógico pela música leva ao caminho da formação da cidadania dos jovens participantes, uma vez que educa, desenvolve habilidades especiais e talento, além de colaborar para a profissionalização.

(veja mais sobre o método aqui)



  • Banco do Brasil
  • Caixa
  • CDP
  • ICCO
  • Prodepa
  • cosanpa
  • Celpa