O EMAÚS
Notícias
Os Japoneses no Movimento República de Emaús

Belém, 01 de setembro - No Domingo (17 de agosto) aconteceu a visita de 64 passageiros japoneses do navio Peace Boat à sede do Movimento de Emaús, localizada no bairro do Bengui (Belém-Pa). A ideia do intercâmbio é estabelecer uma troca de experiência educativa entre as duas culturas. Na ocasião houve apresentações artísticas de crianças, adolescentes e jovens que integram as oficinas sociopedagógicas do MRE e a presença de Midi Anny com sua voz marcante interpretando sucessos da música regional e nacional. Importante destacar que a cantora iniciou seu aprendizado em canto nas oficinas de musicalização do projeto Música e Cidadania numa parceria de sucesso entre o Emáus e a Fundação Carlos Gomes.
Depois de cruzar o oceano Atlântico e visitar diversas regiões, os japoneses aportaram em solo parauara com a missão de difundir uma cultura de paz e harmonia entre os povos, compartilhando suas percepções ecológicas de cuidado e respeito ao meio ambiente, diminuindo os impactos negativos da ação do homem em contato com a natureza. O navio já esteve em Belém em outras ocasiões e sempre estabeleceu momentos de intercâmbio com o Emaús.
O domingo foi marcado pela aproximação do público com as peculiaridades nipo-brasileiras na confecção de origamis, na escrita japonesa e na construção de brinquedos de origem asiáticos.
O evento contou com a presença de uma média de duzentas (200) pessoas que vieram até o Emaús para conhecer os visitantes. Ao som do violão, do violino, dos tambores, atabaques, curimbós, da capoeira e do teatro, os presentes foram saudados com muito axé e alegria numa mistura de ritmos, cores e sabores da Amazônia paraense.
Veja a galeria de fotos do Navio Peace Boat no Facebook e no site do Emaús.
